banho

Banho de cães e gatos. Qual o intervalo ideal? Uma vez na semana? Uma vez por mês?

Esta é uma resposta muito individual de cada animal, tanto para o cão quanto para o gato.

Afinal cada um deles tem um comportamento, tem uma pelagem, tem medo ou pode sentir alegria ao tomar banho, e isto deve ser respeitado em primeiro lugar.

Falando do cão em particular, a quantidade de banho a ser feita no cão vai depender da sua necessidade, do seu modo de vida e da sua pelagem e alguns cuidados devem ser tomados na escolha de xampu e de condicionadores ou hidratantes e perfumes.

Se o cão tem uma pelagem saudável, brilhante assim como também a pele é saudável sem feridas ou sem descamação, ou seja, caspas. A escolha do intervalo pode estar de acordo com a necessidade de higiene desse animal, evitando assim a formação de nós em sua pelagem, a formação de crostas ao redor dos olhos e a presença de cheiro desagradável. A escolha de um xampu para este tipo de pelagem deve ser de acordo com a característica da pelagem. Alguns exemplos: pelo longo pode – se usar um xampu hidratante.  Pelos mais secos pode-se usar alem do xampu hidratante um produto hidratante sem enxague. A escolha do produto ideal deve ser indicada pelo médico veterinário, assim como a decisão do intervalo entre banhos.

Porém se este animal apresenta feridas na pele, caspas secas ou oleosas, cheiro de oleosidade ou coceira, nestes casos o uso de um xampu que seja prescrito pelo médico veterinário e um intervalo de banho de uma vez por semana ou mais talvez seja mesmo necessário. Um detalhe importante aos produtos de tratamento é o tempo de ação do produto na pele do animal, para uma boa ação do produto pode-se massagear durante 5 até 10 minutos. Tomar bastante cuidado com os olhos, pois estes produtos em alguns casos quando usado de maneira incorreta podem causar úlcera de córnea no animal.

Nestes casos estamos diante de um problema de pele, que necessita de uma avaliação mais especializada, inclusive pode ser necessário à realização de exames de pele para a prescrição de um produto mais adequado.

Importante lembrar que a escolha do perfume no cão também pode ser de acordo com a sua característica, caso este cão tenha sinais como, espirros consecutivos após a aplicação de perfume pode ser um sinal de alergia ao produto, desta forma deve ser evitado ou escolher um produto hipoalergênico. Assim como o xampu, se após o banho o cão apresenta coceira ou a pele fica vermelha, também pode ser sinal de intolerância ao produto.

Em se tratando de banhos em gatos a preocupação se torna maior. O gato tem outro estilo de vida, é um animal mais arisco, mais selvagem. Quando se sente ameaçado pode se tornar bravo, não agindo desta forma quando está na casa dele. Porém, como já citado acima se este gato tem pelagem longa e está formando nós o banho e a escovação pode ser importante.

A escolha do xampu para o gato também é individual para cada caso, uma pelagem mais oleosa requer um tipo de xampu específico.

O gato diferente do cão faz a sua autolimpeza, porém se isto não está ocorrendo este animal não esta bem com a sua saúde, e neste momento a visita ao veterinário se faz necessária.

Desta forma o importante é manter a saúde e o bem-estar do seu cão ou gato, considerando a verdadeira necessidade individual de cada um deles. Embora em certas situações o intervalo seja mais curto e em outras mais longas.

Faça um comentário

Não se preocupe, seu email não será publicado.