dermatite

A dermatite atópica canina e felina

A dermatite atópica canina e felina (doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira).

Possui 3 causas importantes:

1. Eventuais e esporádicas picadas por ectoparasitas;
2. Alimentação;
3. Ácaros ambientais.

Os principais sintomas são: prurido intenso, vermelhidão, descamação da pele, irritação e queda de pelo com lesões provocadas pelas unhas do animal.

O medo de todo tutor, é que a dermatite atópica seja contagiosa, por isso é muito importante salientar que não é, é algo adquirido por ele mesmo, sem risco algum de transmissão tanto para os tutores, quanto para os demais pets que convivem com ele.

Com a ajuda de um médico veterinário especializado em dermatologia e alergologia, existem diversas formas de identificar as possíveis causas, como por exemplo:

• Avaliação médica geral da pele;
• Citologia de pele e anexos;
• Tricograma;
• Pricktest.

O tratamento da Dermatite Atópica é delicado e extenso, sendo necessário acompanhamento regular ao veterinário, cuidados em casa e no banho, que devem ser seguidos corretamente para um bom resultado.

A Dermatite Atópica não tem cura, mas pode ser controlada com bom manejo de alimentar, suplementação com nutrientes que auxiliam na saúde do animal e controle da exposição aos alérgenos que causam as infecções.

Assim, podemos garantir ótima qualidade de vida aos nossos pets.

Faça um comentário

Não se preocupe, seu email não será publicado.